SKAM - O que tem de tão especial? / #MyRecommendations - Black Rainbow

10 de março de 2017

SKAM - O que tem de tão especial? / #MyRecommendations

Olá!

Okay, já todos sabem que sou viciada em séries (não há duvidas disso, é verem alguns dos post antigos) e que ando sempre à procura de novas para obcecar. E desta vez trago-voz uma serie que é super diferente e que já é, sem duvida, uma das minhas series favoritas de sempre.
Já falei desta serie nos meus Favoritos de Fevereiro (se quiserem ir espreitar)

MyRecommendations


Mas a descoberta desta foi diferente do habitual (que é pesquisar em imensos sites series que ainda não tenha visto e que me interessem). Ouvi pela primeira vez a palavra "SKAM"(Vergonha) num blog e sinceramente já nem me lembro no qual (peço desculpa ao proprietário do blog) mas já foi à algum tempo e para ser sincera não me chamou muito à atenção. Não me chamou a atenção visto que é uma serie norueguesa e eu já não gosto de ver filmes dublados quanto mais noutra língua! Então não liguei muito.

Passado uns dias voltei a ver a serie num post de outro blog (desculpem novamente) que me despertou alguma atenção. Nele falavam um pouco mais sobre a serie o que me deixou um bocadinho curiosa mas não ao ponto de ir correr vê-la.

Até estar a ver um site de filmes e series e me deparar com ela. Pensei logo em começar a ver e foi o que fiz.

Neste momento com 3 temporadas, com 11, 12, e 10 episódios (respectivamente), cada um com 30 minutos.
Acabei de ver as 3 temporadas em 3 dias e acreditem qualquer dia destes volto a fazer uma maratona de SKAM. (Na semana seguinte a ter começado, e acabado, votei a ver a ultima temporada porque foi, sem duvida, a minha predilecta!)

Cada temporada tem uma personagem principal diferente, contudo o grupo de amigos é sempre o mesmo, Eva, Noora, Vilde, Sana, Chris, Jonas e Isak.
Ou seja, a primeira temporada gira em volta de Eva e a sua relação amorosa com Jonas.
Já na segunda temporada a personagem principal é Noora que se apaixona por Willian (que já aparece na 1ª temporada).
Na terceira a historia gira em torno de Isak e a descoberta da sua sexualidade ao conhecer Evan.

MyRecommendations


Então mas o que tem de tão especial?
Esta serie não é igual ás outras.

"Skam fala sobre homossexualidade, bissexualidade, assexualidade, transtornos alimentares, violação, religião, feminismo falando sobre "slutshaming" entre outros. É muito realista sobre o que é ser um adolescente: apaixonar-se, ter o primeiro amor, as festas, os erros, estar com medo, descobrir a sua sexualidade para alguns... As personagens têm muitos defeitos mas a sua maioria aprende com os erros e desenvolvem-se e, por isso, é muito fácil nos relacionarmos com eles. Skam tem visuais incríveis com muitas cores e um ótimo soundtrack. Esta serie precisa mesmo de mais reconhecimento."
(Opinião de uma telespectadora tirada de TVShow Time)

Esta opinião fala tudo o que se pode dizer sobre a serie sem ser muito spoiler. E a minha opinião esta totalmente de acordo. Como dizia, esta não é uma serie qualquer porque fala sobre imensos problemas que normalmente não se abordam na televisão visto que são demasiado controversial, como por exemplo, o islamismo. O que também me fez adorar esta serie é a amizade que as personagens têm entre si e tudo o que fazem umas pelas outras.
E o facto de ser falado noutra língua faz-nos aprender algumas palavras, o que é fantástico.

Eu fiquei super surpreendida com a Noruega por fazer uma serie com um conceito bastante diferente.
Enquanto o drama esta "no ar", ele ocorre em tempo real, ou seja, durante a semana vão ficando online entre quatro a seis cenas do próximo episódio no site oficial ao mesmo tempo que acontece no mundo das personagens. Por exemplo, se a Eva e Noora estão a discutir na terça-feira ás 9.30 da manha, então a cena aparece online na manha de terça ás 9.30.
(Não é incrível?!)

No final da semana, as cenas são juntas e transmitidas na TV como um episódio. Para alem disto, os fãs podem também acompanhar as interações e textos dos personagens através do site e das contas no Instagram das personagens reais.
(Que ideia fantástica!!)

MyRecommendations

Na minha opinião, a melhor temporada é, sem duvida, a terceira mas compreendo perfeitamente quem prefere a segunda visto que até eu (até ver a 3ª) dizia que a minha favorita era mesmo a segunda e que nenhuma iria além desta. Esta temporada não fala apenas sobre homossexualidade mas também sobre religião e doenças mentais, o que a faz super completa.

Deixo aqui os trailer de cada temporada para vos deixar mais curiosos.








Para já foi confirmada a quarta temporada e pode dizer que será transmitida na Primavera, contudo ainda não se sabe quando nem quem será a personagem principal.

Agora deixo aqui algumas imagens das 3 temporadas.

MyRecommendations

MyRecommendations

MyRecommendations



MyRecommendations

MyRecommendations

MyRecommendations



MyRecommendations

MyRecommendations

MyRecommendations

Esta imagem resume SKAM por completo e no fim das 3 temporadas, perceberam porquê!

E por favor, não comecem a ver logo a segunda ou a terceira sem antes terem visto as anteriores, porque mesmo as temporadas sendo com personagens principais diferentes, elas aparecem nas anteriores e é ai que a historia deles começa e se desenvolve!

Skam foi vencedora de 5 prémios no Norwegian TV awards Gullruten 2016 para melhor drama, melhor série estreante, a inovação do ano, melhor edição de TV de drama e revelação do ano.

Curiosos o suficiente para fazer uma maratona de Skam?

Espero que tenham gostado de conhecer um bocadinho mais esta serie que está cada vez mais popular, sem ter feito spoiler (tentei).

Vocês, já conheciam?
Já viram, o que acharam?
Qual foi a vossa temporada favorita?

Contem-me tudo!! Até ao próximo post.

Beijinhos, Mónica.








8 comentários:

  1. Não conhecia, aliás nem nunca tinha ouvido falar! :p

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
  2. Imensa gente me anda a sugerir, tenho que ver! :o
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia mas deixaste-me curiosa :)
    Um beijinho*
    Blog | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Eu AMO skam! Devorei num instante e, tal como tu, já estou a pensar em revê-la eheh
    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderEliminar
  5. Eu também não nada ligada as séries, mas essa "Skam" chamou-me atenção e é a primeira vez que oiço falar dela :)

    *XoXo
    Helena Primeira
    Helena Primeira Youtube
    Primeira Panos

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia mas com todas as certezas fiquei super interessada, vai já para a minha listinha de "séries para ver futuramente" hhahahha
    Beijinhos
    http://ablondiehere.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Adoro a série! Quero ver se começo a terceira temporada hoje :)

    ResponderEliminar