DESABAFO DE UMA VEGAN - Black Rainbow

21 de abril de 2017

DESABAFO DE UMA VEGAN

Não sei bem como começar este post nem se o que vou dizer vai fazer algum sentido mas de qualquer maneira tenho de falar sobre o assunto.

No dia 17 de Abril, como vos disse aqui, fez 2 anos desde que me tornei vegan e decidi publicar uma foto no Facebook - coisa que nunca faço - com a legenda "Parabéns a mim por não matar animais á 2 anos!", digam-me sinceramente, acham que estou a atacar alguém? (Podem ver a publicação aqui)

Quando publiquei a foto estava longe de imaginar o que iria acontecer! 

Foi um comentário/legenda inofensivo, não era para atacar ninguém era apenas para me parabenizar pelos 2 anos sendo vegan. Mas a verdade é que ouve pessoas que ou se sentiram ofendidas ou quiseram deitar-me - ou aos vegans - a baixo (vou ser totalmente direta e sincera). 

Começou uma grande discussão entre vegans e non vegans na minha publicação que ao principio até achei engraçado mas chegou a uma altura em que estava a ser ridículo e a chegar ao limite.

Várias pessoas comentaram a mandar "bocas" ou a mandar "piadas" que ao principio okay até pode meter piada mas acho que devem perceber quando é tempo de parar! Depois disto, obviamente que vários vegans/vegetarianos tentaram defender este estilo de vida - como eu provavelmente iria ter feito na publicação de outra pessoa - pois nos (vegans) apenas tentamos fazer as pessoas perceberem o nosso point of view. Na minha opinião não estamos a atacar ninguém que coma carne.

Enerva-me perfundamente comentários excessivos dos non vegans - que dizem que nos compreendem - onde nos "forçam" a mudar a nossa maneira de ver as coisas! Comentários como " se estivesses cheia de piolhos rapavas o cabelo para não matar os bichinhos" a sério?? Isto é a compreender os dois lados?

E depois os vegans claro que se sentem ofendidos, tal como eu me senti, e vão "atacar"! Mas se não quisessem ser atacados não estivem a ser ridículos! 
E já pensaram que se se sentem tão atacadas é porque se sentem mal por se calhar a parte do "matar para comer" não é assim tão mentira?!

Cada um faz, come, pensa o que quiser e ninguém tem nada a ver com isso, se não gostam ignorem! Agora comentários onde nos tentam mudar, isso é que não! Dizem que temos de os compreender e aceitar e no entanto não fazem isso connosco. Tudo bem que só se estão a defender mas existem limites e acho que foram ultrapassados. 

Era suposto as pessoas que quisessem desejarem-me os parabéns ou apenas porem like wtv mas em vez disso gerou um bate-boca incrível entre várias pessoas.

E o mais engraçado disto tudo é que as pessoas que mais nos "ofenderam/mandaram a baixo" são da minha família. As pessoas que me deviam me apoiar fazem exatamente o contrário e ainda respondem aos meus amigos! 

Incrível como um assunto que está cada vez mais presente no nosso dia a dia ainda dá tanta discussão e não sabem estar no seu canto.
 Obrigada a todas as pessoas que me apoiaram e me desejaram os parabéns! 

Porque é que não fazem como eu e se não têm nada de bom para dizer, estão calados?

P.S: é por isto que o facebook esta como está!
P.S.S: Com isto, não quero atacar ninguém nem me estou a "virar" para ninguém em especifico. Apenas falei da minha opinião e do que se passou no meu facebook! E o que falei aqui não serve só para a situação da fotografia mas para qualquer comentário que possamos ouvir no dia a dia. 

Beijinhos, Mónica.

10 comentários:

  1. As pessoas atacam quando estão incomodadas. Neste caso acho que o tema em si as afecta de uma forma consciente/inconscientemente...se assim não fosse elas estariam caladinhas porque simplesmente não queriam saber (o que não foi o caso).
    A minha opinião nestas situações é que por muito que custe, mais vale ficar na nossa e deixa-los fazer as "figuras tristes", porque senão estamos só a dar o que eles querem (mas isto é a minha opinião claro).

    Com isto, não te chateeis...es feliz como és e isso é que importa e mais ninguém pode (nem deve) te tirar isso.
    Mais uma vez parabéns por estes dois anos ^^(gostava bastante poder fazer o mesmo que tu :/)

    Beijinhos e bom fim de semana :)
    _________________________
    All The way is an adventure
    Jess & Rose Blog | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais, parabéns pelos dois anos que és vegan :).
    Pessoalmente, não sou defensora desse estilo de vida. Por muito que neguemos, os seres humanos também são animais, só que racionais, pelo que também matam outros animais, como qualquer outro animal. Isto é tudo uma cadeia alimentar.
    Contudo, cada um é livre de viver como quer e, como tal, não vou estar aqui a impor a minha opinião. Vi os comentários que te deixaram, e acho que não havia necessidade para tanto debate. Tu és livre de fazer as tuas escolhas e de viveres como queres, os outros não têm que estar aí a tentar impingir-te os ideiais deles.
    Apesar de não ser propriamente defensora deste estilo de vida, admiro-te por conseguires mantê-lo há dois anos. Não deve ser nada fácil, deve ser preciso muita motivação e muita atenção a todos os produtos alimentares que te rodeiam.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  3. Eu comentei inclusive nesse post. E sabes, só tenho mesmo duas coisas a dizer: ignora gente pouco civilizada e inculta e GO GIRL <3 És motivo de orgulho! Beijinho

    http://thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Olá Mónica,

    Por favor não estejas assim, não deixes que as pessoas te enervem desse jeito :( Como te disse no outro post, estás de parabéns e do coração to digo; não promover violência, seja de que forma for e contra quem for, é uma das melhores coisas que fazemos como seres humanos (e isso está tão esquecido, é vergonhosamente triste).
    Quem é especista vai atacar quem não é, tal e qual como um machista ou um racista atacam quem não é favorável às suas proposições. O especismo é uma discriminação e já sabemos como alguém que discrimina outros (incluindo os de espécies diferentes) se comporta. O veganismo continua a ser visto como algo ofensivo porque as pessoas não se sentem bem com as verdades, sabem que matar uma criatura senciente é errado, mas estão tão embriagadas nos costumes tradicionais que não conseguem, não querem e não aceitam algo que vai contra o sistema. Tão simples como isso.
    De resto, não concordo que cada um pode comer aquilo que quiser: se envolve uma vítima não é mais uma escolha pessoal. Não explorar animais é uma obrigação moral, assim como é uma obrigação não fazermos mal aos outros. Antes de um vegan ser acusado de "forçar" alguém a aceitar o seu ponto de vista, esse alguém que pense que, ao comer carne, também está a oprimir e a determinar a vida de um ser que sofre (e uma vida é bem mais importante do que uma mera opinião).

    Beijinho e não ligues ao que dizem*

    ResponderEliminar
  5. Eu não sou vegan, mas raramente como carne, e acho um absurdo pessoas que atacam assim, só porque querem atacar! Vêem o que querem ver, e não ouvem a parte dos vegan! Enfim, mais vale tentar ignorar <3
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  6. Não deixes que te afetem! Se estás feliz assim, continua. É a tua escolha e ninguém tem nada que ver com isso! <3

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Não te deixes afectar, por vezes as pessoas não conseguem compreender que há estilos de vida diferentes!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  8. Eu sou vegetariana, praticamente vegan, há cinco anos! Oiço muitas vezes comentários desagradáveis sobre isso, honestamente o melhor é ignorar, é uma escolha minha não deles! Não ligues e força! :)

    http://purflefox.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Olá! Eu vi a estupidez. Não sabia se haveria de rir ou sentir vergonha alheia.
    Eu passo mais ou menos por isso. Gostava de me tornar vegetariana, mas ainda como carne. Porém, não como frango. E quem come frango pensa que por elas comerem, eu sou obrigada a comer. E ainda dizem "se não comeres o frango, não comes mais cá em casa." ou "isso são manias.". Insuportável. Boquinhas desnecessárias. Enfim. É o país que temos " Respeita-me, mas não esperes o mesmo.".

    Beijokitaz

    ResponderEliminar