4 coisas que aprendi ao trabalhar numa loja - Black Rainbow

9 de março de 2019

4 coisas que aprendi ao trabalhar numa loja

Como referi no post de come back, referi que tinha começado a trabalhar numa loja de roupa, uma coisa que eu sempre quis experimentar e ao fim de alguns meses, percebi que adoro o trabalho de uma loja de roupa e que me consigo ver, daqui a alguns anos, a trabalhar no mesmo sector. 
E já algum tempo que queria fazer este post e hoje aqui está ele.


Mas trabalhar numa loja de roupa não é bem como parece. Muita coisa eu aprendi logo dos primeiros dias de trabalho. E hoje venho partilhar algumas dessas aprendizagens.

1.Não é só dobrar roupa.
Sempre que digo que trabalho numa loja de roupa, a primeira coisa que me dizem é - é só dobrar a roupa - não imaginam o quanto isto é absurdo. Claro que dobramos roupa mas se fosse apenas isso, acho que nem se podia considerar um trabalho. Existe tanta coisa por de trás de vender roupa. Existem orçamentos para cumprir, existe pessoas para atender, existe papelada para fazer todos os dias, uma loja inteira para arrumar e limpar todos os dias, existem caixas e mais caixas - cheias de roupa- para organizar e por no sitio correto, ao mesmo tempo que mantens a loja arrumada e a atendes os clientes. Mão é tão fácil como parece.

2.As pessoas não tem noção.
Eu não tinha a mínima noção disto. Mas logo nos primeiros meses de trabalho consegui perceber que a maioria das pessoas não sabe nos respeitar, quem trabalham na loja. Estas pessoas basicamente têm o pensamento de "é só dobrar roupa" e estão-se basicamente a borrifar para nós. Desarrumam tudo e na hora de experimentar nem fazer o mínimo que pedimos, - por no portanto - fazem. É experimentar e deixar para os outros arrumarem. Roupa do avesso, roupa no chão, literalmente despir e deixar onde ficou. Claro que é o nosso trabalhar, arrumar, mas não custa nada por a roupa no cabide e pendurar o mesmo no portanto. Isto ajuda-nos IMENSO. 
Outra coisa das coisas que me irritam é quando claramente nos estamos a arrumar a loja para o fecho e vem pessoas a trás de nos a desarrumar tudo. Podem ver, à vontade, mas tenham um bocadinho de noção.

3. A loja demora a ser arrumada.
Outras das piadas que me costumam dizer é que arrumar a loja é rápido, pois é "só sobrar roupa". Basicamente, na loja onde trabalho, demoramos cerca de 4 horas para arrumar a loja toda. E só por aqui podem perceber que não é só dobrar roupa. A arrumação é basicamente dobrar roupa, sim, mas não é dobrar roupa de qualquer maneira. Existe uma forma especifica para a dobrar e para a mater toda direita e agradável ao olhar. Os cabides têm de estar todos para o mesmo lado, existe pó que tem de ser limpo. E isto ao mesmo tempo que atendes os clientes e vais à caixa. E depois, claro, ainda existem aquelas pessoas - como referi a cima- que basicamente andam atrás de nós a desarrumar o que já arrumamos. Isto só nos atrasa e complica o fecho da loja.

4.Vender, vender, vender.
Claro que eu sabia que numa loja de roupa temos de vender. O que eu não sabia era que somos postas sob um acerta pressão para o fazermos. Existem formas concretas para conseguirmos vender e essas formas nem sempre são fáceis de concretizar. Algumas pessoas não gostam de ser abordadas e outras que até vem ter connosco a pedir ajuda, existe de tudo. E nós, vendedores, temos de atendê-los a todos ou, pelo menos, tentar. Claro que se começares a trabalhar vais ficar a conhecer todas as táticas e maneiras de conseguires vender mais e mais.

Existe tanta mas tanta coisa que podia escrever por aqui mas acho que a partir destes 4 pontos conseguem perceber que não é "só dobrar roupa" e que existe muita coisa por de trás de ser um vendedor.

E tu, já trabalhaste ou trabalhas numa loja?

Beijinhos, Mónica.

8 comentários:

  1. Boa, gostei de ler a tua perspectivava e mostrares o que são os bastidores de uma loja de roupa! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Nunca trabalhei numa loja mas, ainda assim, sempre respeitei o trabalho de quem o faz e não consigo mesmo entender o porquê de alguém achar que é aceitável desarrumar tudo. Desde revirar todas as peças sem necessidade a deixá-las cair no chão e não as apanhar. Os provadores nem comento...
    É apenas bom senso...

    Um beijinho,
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  3. Nunca trabalhei numa loja mas respeito bastante os empregados porque se a mim me dá a volta ao sistema com empregados rudes e que só desarrumam então para vocês deve ser horrível!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  4. sim, sim, sim! Tudo verdade!! Trabalho numa loja à 3 anos e não poderia concordar mais contigo!!
    O que mais me irrita são as pessoas que são mal educadas connosco e não percebem o nosso papel na loja e que chegam mesmo à hora de fechar! Ainda no sábado faltavam 2 minutos para fechar a loja e apareceram-me clientes! irra!

    Beijinhos,
    LúciaFilipa

    Beijinhos,
    LúciaFilipa

    ResponderEliminar
  5. Respeito o trabalho de todos os ramos mas as pessoas por vezes são bem mesquinhas. Já trabalhei numa loja sim
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  6. E vais conseguir voltar a ser. O ponto de partida já o tens porque sabes que há necessidade de mudar... agora só te falta força para levantar os braços. Bora, eu ajudo!! :') <3
    Pessoas-luz não podem cair assim, ok?!

    Como lojista que sou partilho exatamente da mesma opinião... as pessoas não têm noção nenhuma o.O

    NEW REVIEW POST | JOWAÉ: HYDRATING WATER MIST.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  7. Nunca trabalhei efetivamente numa loja de roupa, mas ajudei numa durante 3 dias numa black friday. Nossa senhora... Era só ir arrumar outra parte da loja e voltar 10 min depois para a secção anterior para chegar lá e parecer que tinha passado um furacão. parecia que eu nunca tinha estado ali a arrumar, quanto mais que há 10 min estava tudo perfeito. Houve alturas que tive de virar costas ao que estava a fazer e ir arrumar outra coisa porque é simplesmente irritante estar a dobrar e ter a pessoa ao nosso lado a virar tudo - literalmente - para ver as coisas.
    Eu sempre fui daquelas que arruma as peças depois de as ver nas lojas, mas depois desta experiência, nunca mais deixei uma peça fora do lugar quando vou as compras.

    https://www.sonhamasrealiza.pt/

    ResponderEliminar
  8. Não trabalhei numa loja de roupa, mas trabalhei por uns bons anos numa loja que também vendia roupa. Como essa secção era pequena não lidei com as faltas de respeito típicas, mas presencio-as quase sempre quando vou comprar roupa. É doentio como deixam tudo espalhado e desarrumado, até parece que custa muito dobrar uma camisola e pô-la no lugar. Se são assim em casa, sejam, mas nas lojas deviam ter o mínimo de educação -_-

    ResponderEliminar