Porque deixei de ser vegan? - Black Rainbow

20 de abril de 2019

Porque deixei de ser vegan?

Não sei se repararam mas na biografia do blog não se encontra a palavra "vegan". Não posso continuar a dizer que sou vegan. Eu estaria a enganar todas as pessoas, inclusivo eu. Pensei bastante se faria este post ou não, pois sei que é um tópico que causa muita confusão e criticas. Mas este é o meu blog, onde reflicto toda a minha vida e as minhas acções então decidi que o iria fazer para, pelo menos, tentar, mostrar o meu lado, o meu ponto de vista.



Este mês faz 4 anos em que decidi que deixaria de comer animais tal como os seus derivados. Foi uma longa jornada, com altos e baixos (mas nunca com descaídas). Aprendi bastante sobre a industria alimentar tal como todos os problemas que esta mesma trás a nossa saúde como também ao nosso planeta. Não mudaria nada do que fiz. Foi a melhor escolha que eu poderia ter feito em Abril de 2015, quando me deparei com a cruel realidade por de trás de todo o processo de concessão da carne até chegar aos nossos pratos.

Veganismo é um estilo de vida e não uma dieta, como muitos pensam. É muito mais do que deixar de comer carne ou peixe. Basicamente, toda a tua vida roda à volta do veganismo, então, não é uma simples dieta! Já expliquei varias vezes o que o veganismo realmente é, o que suporta e, por isso, não vou voltar a fazê-lo. Vou apenas explicar o porquê de eu não me considerar vegan agora.

Nos dias de hoje é difícil (ainda) ter uma alimentação totalmente livre de derivados de animal. Sejamos sinceros. Toda a nossa comida é formado por um componente animal, quer ele seja, leite, ovos, ou outro produto qualquer. Indo a um estabelecimento para comer, quer seja um café ou restaurante, as opções para vegans são pouquíssimas ou mesmo nenhumas. Claro que cada vez mais se ouve sobre o veganismo e alguns lugares, cientes do assunto, criam algumas opções para nós mas, são super raros. Tal como, quando estou em casa de outras pessoas, tenho que me sujeitar aos seus produtos...
E, por isto, e apenas isto, decidi que, por muito que me custe ir contra o que dizia antes, iria consumir derivados apenas em ultimo recurso. Isto significa que passei a consumir manteiga (muito esporadicamente), ou alguns produtos que contêm ovo (mas não o ovo em si). Continuo a não comer qualquer tipo de carne ou peixe, continuo a não beber leite animal, tal como continuo a não comer os tais derivados, se tiver oportunidade de não o fazer. Em casa, posso dizer que, continuo a ser totalmente vegan pois em casa eu tenho todas as alternativas que preciso para o ser. Mas em geral, eu não posso dizer que continuo vegan, se consumo derivados animais de vez enquanto. Seria errado,e nem eu me sentiria bem em fazê-lo.
Foi uma pequena mudança, sim, mas mesmo sendo pequena, tem imenso impacto na minha vida pois estou a ir contra o que acredito e o que dizia. Mas decidi que não iria pensar demasiado no assunto e que não iria julgar-me a mim própria. Cada um tens as suas razões para o que faz e eu tenho as minhas.

Muitas pessoas iram dizer "então se já não és vegan, podes voltar a comer carne"e, não, não penso nisso nem sei se agora conseguiria voltar a fazê-lo! Derivados são uma coisa, carne e peixe são outra. Ate podia dizer que sou vegetariana mas não posso dizer isso se na maioria da minha alimentação os derivados são quase inexistentes. Então passei apenas a dizer que sou "plant-based".

Sei que, provavelmente, haverá pessoas que vão criticar o que estou a fazer. E, eu até percebo, se calhar, faria o mesmo se este post fosse de outra pessoa. Mas a verdade é que não é. Esta é a minha realidade agora. Quem sabe se um dia volto a poder dizer realmente que sou vegan, espero que esse dia chegue, em breve. Mas por agora, estou bem com a minha (pequena) mudança.

Beijinhos, Mónica.



5 comentários:

  1. Pois, hoje em dia é mesmo muito difícil ter uma alimentação que não inclua alimentos de origem animal.
    Beijinhos :)
    https://www.dailyvlife.com

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente, acho que estes rótulos são o que afasta muita gente de ter um estilo de vida mais sustentável. Fazes o que podes, e pronto! Se tod@s seguíssemos esse estilo de vida, o mundo estaria em muito melhor estado! <3

    Jiji

    ResponderEliminar
  3. Percebo-te perfeitamente babe! Apesar de não fazer uma alimentação tão restrita, também há muita coisa que evito comer e outras que são quase inevitáveis. Ainda assim fazes a diferença, e isso é muito importante! Acho que ao fim e ao cabo o rótulo é o menos importante. ❤️

    ResponderEliminar
  4. Mesmo que não consigas evitar totalmente os derivados de origem animal, reduzir o seu consumo já é um passo muito importante! E se todos fizessem o mesmo, talvez se começa-se a sentir uma diferença a nível do consumismo exagerado que leva à destruição do planeta. O consumo de carne é das industrias que mais consome água. A sustentabilidade do planeta pode ser melhorada de diversas formas e tu estás a contribuir para uma melhor sustentabilidade e isso é o mais importante!

    ResponderEliminar
  5. sem dúvida!

    entendo-te bem e não deve ter sido uma jornada fácil, de todo!!!

    NEW PERSONAL POST | WHAT IS FREEDOM FOR YOU?
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar